Verticalidade: Quão directos são as 20 clubes do Brasileirao 2022? (Portuguese)

Utilizamos a nossa métrica de 'Verticalidade' para ver como é vertical ou elaborar cada equipa Brasileirao 2022.

Publicado:21/12/2022

Para passar de um golo para outro e tentar marcar um golo, o futebol como jogo ramificou-se em múltiplas formas de o conseguir. O jogo também deve ser pensado e, nesta reflexão, há espaço para formas enormemente diferentes de organizar o seu ataque para alcançar o objectivo do adversário. Por conseguinte, no Driblab temos uma multiplicidade de métricas diferentes que, juntas ou separadamente, nos podem dar informações sobre como uma equipa está a jogar futebol vertical ou a elaborar.

Para medir se uma equipa joga muito ou tenta alcançar o objectivo oposto de uma forma muito directa, seria uma boa opção cruzar duas métricas: Passes por Posse de Bola e Distância por posse. No entanto, para além destas duas métricas, temos uma métrica a que chamamos Verticalidade. Este índice armazena a direccionalidade de cada passe como se segue.

Tomando como referência os dois eixos coordenados, o vertical (X) e o horizontal (Y), cada passagem terá uma direccionalidade específica, sendo o valor 1 uma passagem completamente vertical no eixo X e 0 uma passagem completamente horizontal no eixo Y. Como os passes podem ser para trás e gerar verticalidade negativa ou ser um passe diagonal que avança em ambos os eixos, a métrica calcula todos estes valores para gerar um índice de verticalidade nas equipas, reflectindo se uma equipa verticaliza o seu jogo ou, pelo contrário, leva-o de um lado para o outro de uma forma mais elaborada, com passes curtos, para avançar para a área do adversário envolvendo muitos jogadores. Vamos verificar este índice com o Brasileirao 2022.

Nesta tabela combinámos o nosso índice de Verticalidade com o Passes por Posse da Bola, obtendo com as duas métricas juntas um instantâneo das 20 equipas do campeonato brasileiro e a sua forma de progredir no jogo entre mais elaboradas ou mais directas. Com a Verticalidade podemos também relacionar as taxas de posse de bola, bem como intuir se uma equipa defende perto da sua baliza ou avança com a bola. A métrica reflecte como as equipas com mais talento individual são menos directas, com o exemplo claro de Fernando Diniz’s Fluminense, uma das equipas mais singulares do Brasil pela sua forma característica de jogar sem largura e com todos os seus jogadores perto da bola, com uma média de mais de cinco passes por posse de bola.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipas; o nosso trabalho centra-se no aconselhamento e minimização de riscos na tomada de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas com a detecção de talentos e avaliação de perfis. A nossa base de dados inclui mais de 200.000 jogadores e mais de 180 competições diferentes, cobrindo informação sobre equipas de todo o mundo. Aqui pode saber mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Alejandro Arroyo
Para Análisis de Equipo te recomendamos también:

Offensive and physical perfomance in second halves: Who attacks and presses more after halftime?

Among other functionalities, statistics serve to contrast, reinforce, or deny the sensations that, as analysts, one may have of a specific reality. It is very likely that our perception, especially in a game as peculiar and random as football, may tell us that a...

The data reflecting Bayern’s evolution

Entre muchos factores que explican sus dudas, ¿era el Bayern un club para Tuchel?¿Era Tuchel el entrenador idóneo para el Bayern?

Real Sporting de Gijon and Driblab sign a partnership agreement

Real Sporting de Gijon and Driblab sign a partnership agreement.

‘Style metrics’: 10+ pass sequences per 90′

We discover which teams complete the most +10 pass sequences in each match and which complete the least in the five major leagues, an interesting style metric for analysis.

Scouting beyond the second divisions: on-demand data and coverage

Four of Driblab’s last eight clients are in the lower to second divisions. This is how we help clubs all over the world with data and scouting.

On comebacks and goals after the 90th minute

For some time now, we have been incorporating additional valuable information into all our models and advanced statistical metrics, regarding the competitive dynamics of each team. We unveil which teams make comebacks more often and which score more goals in the final stretches.

How good is the forward I’m looking for at pressing and defending?

We explain how we can model our data and visualizations to understand how much and with what success the center forward we are looking for defends and works off the ball.

driblabPRO – Release Notes: Fourth Quarter 2023

Here’s a glimpse into the features we’ve rolled out in the fourth quarter of 2023!

A profile ‘made in’ Bayern

The last two signings by Bayern Munich, two dribbling wingers, explain their way of recruiting but with the novelty of doing so in more unexpected places.

Artem Dovbyk, the late talent discovered by data

Artem Dovbyk, the late talent discovered by data

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestra labor se ha centrado en el análisis estadístico para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora que ofrece servicios personalizables para cada cliente y que defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar en el día a día de las instituciones. Nuestra fortaleza es la cobertura más amplia disponible en número de torneos profesionales y de categorías inferiores. Para más detalles no dude en contactarnos.

Colaboramos con:

Mencionados en: