Para passar de um golo para outro e tentar marcar um golo, o futebol como jogo ramificou-se em múltiplas formas de o conseguir. O jogo também deve ser pensado e, nesta reflexão, há espaço para formas enormemente diferentes de organizar o seu ataque para alcançar o objectivo do adversário. Por conseguinte, no Driblab temos uma multiplicidade de métricas diferentes que, juntas ou separadamente, nos podem dar informações sobre como uma equipa está a jogar futebol vertical ou a elaborar.
Para medir se uma equipa joga muito ou tenta alcançar o objectivo oposto de uma forma muito directa, seria uma boa opção cruzar duas métricas: Passes por Posse de Bola e Distância por posse. No entanto, para além destas duas métricas, temos uma métrica a que chamamos Verticalidade. Este índice armazena a direccionalidade de cada passe como se segue.
Tomando como referência os dois eixos coordenados, o vertical (X) e o horizontal (Y), cada passagem terá uma direccionalidade específica, sendo o valor 1 uma passagem completamente vertical no eixo X e 0 uma passagem completamente horizontal no eixo Y. Como os passes podem ser para trás e gerar verticalidade negativa ou ser um passe diagonal que avança em ambos os eixos, a métrica calcula todos estes valores para gerar um índice de verticalidade nas equipas, reflectindo se uma equipa verticaliza o seu jogo ou, pelo contrário, leva-o de um lado para o outro de uma forma mais elaborada, com passes curtos, para avançar para a área do adversário envolvendo muitos jogadores. Vamos verificar este índice com o Brasileirao 2022.
Nesta tabela combinámos o nosso índice de Verticalidade com o Passes por Posse da Bola, obtendo com as duas métricas juntas um instantâneo das 20 equipas do campeonato brasileiro e a sua forma de progredir no jogo entre mais elaboradas ou mais directas. Com a Verticalidade podemos também relacionar as taxas de posse de bola, bem como intuir se uma equipa defende perto da sua baliza ou avança com a bola. A métrica reflecte como as equipas com mais talento individual são menos directas, com o exemplo claro de Fernando Diniz’s Fluminense, uma das equipas mais singulares do Brasil pela sua forma característica de jogar sem largura e com todos os seus jogadores perto da bola, com uma média de mais de cinco passes por posse de bola.
Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipas; o nosso trabalho centra-se no aconselhamento e minimização de riscos na tomada de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas com a detecção de talentos e avaliação de perfis. A nossa base de dados inclui mais de 200.000 jogadores e mais de 180 competições diferentes, cobrindo informação sobre equipas de todo o mundo. Aqui pode saber mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.