Verticalidade: Quão directos são as 20 clubes do Brasileirao 2022? (Portuguese)

Utilizamos a nossa métrica de 'Verticalidade' para ver como é vertical ou elaborar cada equipa Brasileirao 2022.

Publicado:21/12/2022

Para passar de um golo para outro e tentar marcar um golo, o futebol como jogo ramificou-se em múltiplas formas de o conseguir. O jogo também deve ser pensado e, nesta reflexão, há espaço para formas enormemente diferentes de organizar o seu ataque para alcançar o objectivo do adversário. Por conseguinte, no Driblab temos uma multiplicidade de métricas diferentes que, juntas ou separadamente, nos podem dar informações sobre como uma equipa está a jogar futebol vertical ou a elaborar.

Para medir se uma equipa joga muito ou tenta alcançar o objectivo oposto de uma forma muito directa, seria uma boa opção cruzar duas métricas: Passes por Posse de Bola e Distância por posse. No entanto, para além destas duas métricas, temos uma métrica a que chamamos Verticalidade. Este índice armazena a direccionalidade de cada passe como se segue.

Tomando como referência os dois eixos coordenados, o vertical (X) e o horizontal (Y), cada passagem terá uma direccionalidade específica, sendo o valor 1 uma passagem completamente vertical no eixo X e 0 uma passagem completamente horizontal no eixo Y. Como os passes podem ser para trás e gerar verticalidade negativa ou ser um passe diagonal que avança em ambos os eixos, a métrica calcula todos estes valores para gerar um índice de verticalidade nas equipas, reflectindo se uma equipa verticaliza o seu jogo ou, pelo contrário, leva-o de um lado para o outro de uma forma mais elaborada, com passes curtos, para avançar para a área do adversário envolvendo muitos jogadores. Vamos verificar este índice com o Brasileirao 2022.

Nesta tabela combinámos o nosso índice de Verticalidade com o Passes por Posse da Bola, obtendo com as duas métricas juntas um instantâneo das 20 equipas do campeonato brasileiro e a sua forma de progredir no jogo entre mais elaboradas ou mais directas. Com a Verticalidade podemos também relacionar as taxas de posse de bola, bem como intuir se uma equipa defende perto da sua baliza ou avança com a bola. A métrica reflecte como as equipas com mais talento individual são menos directas, com o exemplo claro de Fernando Diniz’s Fluminense, uma das equipas mais singulares do Brasil pela sua forma característica de jogar sem largura e com todos os seus jogadores perto da bola, com uma média de mais de cinco passes por posse de bola.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipas; o nosso trabalho centra-se no aconselhamento e minimização de riscos na tomada de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas com a detecção de talentos e avaliação de perfis. A nossa base de dados inclui mais de 200.000 jogadores e mais de 180 competições diferentes, cobrindo informação sobre equipas de todo o mundo. Aqui pode saber mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Alejandro Arroyo
Para Análisis de Equipo te recomendamos también:

6 players to monitor in newly-promoted sides

On many occasions newly promoted teams are sustained on the basis of one player. This is not always the case, but we have chosen six young players with bags of potential for whom this rule is likely to apply.

Early season team stats leaders: the good and the evil

The season is now underway and with it comes the first consistent statistical samples. We have chosen a new set of metrics to talk about the teams that top both positive and negative metrics.

Sunderland AFC signs agreement with Driblab to strengthen its analysis and scouting department

Sunderland AFC signs agreement with Driblab to strengthen its analysis and scouting department

U21 players: meet the early season stats leaders

We have dug into our data and present to you the U21 leaders in a number of selected metrics. Many names are to be expected but there are also a few surprises.

Kroos for Mbappé: the data that reveals a major change in Ancelotti’s plan

Kroos for Mbappé: the data that reveals a major change in Ancelotti’s plan.

New faces: 5 international debuts from the September break

After a full summer of international tournaments, the national teams have wanted to freshen up their squads a bit. In doing so, a few players have been handed their first caps. Here we write about the five more interesting ones.

Driblab, nominated for ‘Best Sportstech Startup’ by the World Football Summit Awards 2024

Driblab nominated at the World Football Summit Awards in the category ‘Best Sportstech Startup’

Driblab ELO and Difficulty Ranking: The First Stage of the 2024/25 Champions League

Driblab ELO and Difficulty Ranking: The First Stage of the 2024/25 Champions League

6 under-23 players to follow in the UEFA Conference League

European football is just around the corner. To celebrate its return and the arrival of the promised new additions, we have compiled a list of 6 U23 players who could shine in the Conference League. Watch out for them.

Filling the void: which players need to step up this season?

Some teams have let their key players go and now they need to work hard to find their replacements. There are many ways to successfully do this, be it through transfers, role changes or a combination of different profiles. We have brought you 15 cases to check how teams could respond to a major loss.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestra labor se ha centrado en el análisis estadístico para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora que ofrece servicios personalizables para cada cliente y que defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar en el día a día de las instituciones. Nuestra fortaleza es la cobertura más amplia disponible en número de torneos profesionales y de categorías inferiores. Para más detalles no dude en contactarnos.

Colaboramos con:

Mencionados en: