A grande evolução do futebol: a distância média de remate (Portuguese)

Category: Team Analysis

O desenvolvimento médio dos tiros é um dos grandes desenvolvimentos do futebol. Analisamos o que aconteceu para tornar possível disparar a uma distância cada vez maior.

Published:19/12/2022

Não há maior desejo de ciência estatística do que ser capaz de explicar algo complexo e duradouro no tempo com uma única imagem. Ser capaz de gerar um impacto imediato com uma visualização que condensa uma história e o(s) seu(s) conceito(s) num segundo. E foi isso que o mundo do basquetebol conseguiu com a sua revolução particular: a regressão gradual e imparável do tiro médio na NBA para além da linha dos 3 pontos, perfeitamente explicada numa única imagem ou gif evolutivo ano após ano, mostrando como o chamado tiro médio se desertou a favor do tiro de três pontos.

The Evolution of the NBA

Esta revolução provou a teoria de que o grau de risco e recompensa, dadas as regras do jogo – em meados dos anos 90, a linha de 3 pontos passou de 7,23m para 6,75m do aro – e a evolução física dos jogadores – qualquer jogador com mais de 2,00m podia sair para disparar de 3 pontos -, mais do que compensava mesmo que a distância de disparo fosse muito maior. Desta forma, as posições médias de tiro de cada época afastavam-se umas das outras, consumando a chamada revolução do espaço ofensivo: qualquer um conseguia disparar e marcar a partir de três, obtendo maiores recompensas do que tentar a partir de meia distancia.

Cada desporto é diferente, com as suas próprias dinâmicas de jogo, regras e desenvolvimentos. No futebol sua teórica revolução começa a ser mensurada à medida que a estatística avançada vai recolhendo dados de um número maior de temporadas e penetrando nos clubes para a análise do jogo. … esses dados e comprovamos que o que concluímos foi confirmado: que aproximar-se da baliza supõe uma recompensa potencial maior do que afastar-se dela, e que isso estava acontecendo em todas as ligas.

Nesta primeira tabela mostramos a distância média de remates a gol de 2014 a 2021 – última estação -, onde podemos ver como os remates a gol se aproximam progresivamente da baliza. A evolução do jogo centrou-se na organização sofisticada de ataques, envolvendo um grande número de jogadores para criar espaços onde a oposição tenta fechá-los. Como podemos ver no gráfico, em cada campeonato a tendência tem sido a de certificar que aproximar-se da baliza é mais rentável.

E o que aconteceu aos tiros de dentro da área? Se olharmos para a percentagem de remates de dentro da área nos últimos três Campeonatos do Mundo, nos dois últimos Campeonatos Europeus e nas últimas cinco edições da Champions League, o resultado é absolutamente esclarecedor. A evolução do jogo tem uma das suas consequências mais marcantes na abordagem ao remate, onde a probabilidade de marcar golos é claramente maior, deixando para trás remates de longo alcance e aumentando a quantidade de passes graças à organização cada vez mais sofisticada das equipas.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Driblab
For Team Analysis we also recommend you:

GBE: South American U-20 talents now eligible to play in the UK

There are not many U20 talents in South America who can play in the UK. We look at some of the best who can do so by meeting the requirements set by the GBE filter.

Five years of VAR: are more penalties being awarded?

We go to our database to find out what impact VAR has had on penalties awarded since its inception.

How to use driblabPRO as a team analyst

We use numerous visualisations that the Driblab team has developed over time to facilitate the work of an analyst within a club.

driblabPRO Release Notes December ‘22

In recent weeks we have improved the speed of driblabPRO to offer a more dynamic experience to our users.

Iraola’s rules on the most difficult pitch in Europe

We analyse how Rayo’s game changes when they play at home and when they play away, making their stadium the most difficult in the top leagues.

As chaves de um Benfica invicto (Portuguese)

A época do Benfica até agora tem sido perfeita. O seu talento individual e o seu desempenho colectivo têm-nos mantido invictos. Analisamos as chaves e visualizamo-las com dados.

The keys to an unbeaten Benfica

Benfica’s season so far has been perfect. Their individual talent and collective performance has kept them unbeaten. We analyse the keys and visualise them with data.

Francia vs Argentina: World Cup final

We analyse all the key points of the Qatar World Cup final between Argentina and France: statistics, metrics and key tactics.

Spain and its possession, when did the problems begin?

Were Spain’s problems at the World Cup one-offs? We relate Spain’s possession to their ability to generate threat throughout Luis Enrique’s era.

Sky Sport analyses our metric ‘Claim Accuracy’

Football Analyst, Sky Sport Italia’s analysis programme, analyses our Claim Accuracy metric, to find out which goalkeepers are most effective at catching a cross.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en:


Talk to our speciali