A grande evolução do futebol: a distância média de remate (Portuguese)

Category: Team Analysis

O desenvolvimento médio dos tiros é um dos grandes desenvolvimentos do futebol. Analisamos o que aconteceu para tornar possível disparar a uma distância cada vez maior.

Published:19/12/2022

Não há maior desejo de ciência estatística do que ser capaz de explicar algo complexo e duradouro no tempo com uma única imagem. Ser capaz de gerar um impacto imediato com uma visualização que condensa uma história e o(s) seu(s) conceito(s) num segundo. E foi isso que o mundo do basquetebol conseguiu com a sua revolução particular: a regressão gradual e imparável do tiro médio na NBA para além da linha dos 3 pontos, perfeitamente explicada numa única imagem ou gif evolutivo ano após ano, mostrando como o chamado tiro médio se desertou a favor do tiro de três pontos.

The Evolution of the NBA

Esta revolução provou a teoria de que o grau de risco e recompensa, dadas as regras do jogo – em meados dos anos 90, a linha de 3 pontos passou de 7,23m para 6,75m do aro – e a evolução física dos jogadores – qualquer jogador com mais de 2,00m podia sair para disparar de 3 pontos -, mais do que compensava mesmo que a distância de disparo fosse muito maior. Desta forma, as posições médias de tiro de cada época afastavam-se umas das outras, consumando a chamada revolução do espaço ofensivo: qualquer um conseguia disparar e marcar a partir de três, obtendo maiores recompensas do que tentar a partir de meia distancia.

Cada desporto é diferente, com as suas próprias dinâmicas de jogo, regras e desenvolvimentos. No futebol sua teórica revolução começa a ser mensurada à medida que a estatística avançada vai recolhendo dados de um número maior de temporadas e penetrando nos clubes para a análise do jogo. … esses dados e comprovamos que o que concluímos foi confirmado: que aproximar-se da baliza supõe uma recompensa potencial maior do que afastar-se dela, e que isso estava acontecendo em todas as ligas.

Nesta primeira tabela mostramos a distância média de remates a gol de 2014 a 2021 – última estação -, onde podemos ver como os remates a gol se aproximam progresivamente da baliza. A evolução do jogo centrou-se na organização sofisticada de ataques, envolvendo um grande número de jogadores para criar espaços onde a oposição tenta fechá-los. Como podemos ver no gráfico, em cada campeonato a tendência tem sido a de certificar que aproximar-se da baliza é mais rentável.

E o que aconteceu aos tiros de dentro da área? Se olharmos para a percentagem de remates de dentro da área nos últimos três Campeonatos do Mundo, nos dois últimos Campeonatos Europeus e nas últimas cinco edições da Champions League, o resultado é absolutamente esclarecedor. A evolução do jogo tem uma das suas consequências mais marcantes na abordagem ao remate, onde a probabilidade de marcar golos é claramente maior, deixando para trás remates de longo alcance e aumentando a quantidade de passes graças à organização cada vez mais sofisticada das equipas.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Driblab
For Team Analysis we also recommend you:

Young center-backs in Argentina: an opportunity to keep a close eye on

“Argentina is producing young center-backs with significant presence and performance. We highlight five that we consider interesting for personalized scouting.”

driblabPRO Release Notes: First Quarter 2024

We have deployed new functionalities and resources that streamline all the work of football professionals. driblabPRO updates and launches the following improvements for its clients and users in the football scouting world:

Málaga CF and Driblab sign a strategic collaboration agreement

Málaga CF and Driblab sign a strategic collaboration agreement

Balkan U-20 talent not to be missed

Balkan U-20 talent not to be missed

No one misses more clear chances than… Erling Haaland.

It's no coincidence that the players who miss the clearest chances are often the ones who score the most goals. It makes sense because their teams allow them to face higher-value chances more frequently, and therefore easier to convert. But this 2023-24 season is...

Driblab continues its business growth with the arrival of new key members

Driblab continues its growth with the arrival of new profiles

Club Atlético Peñarol and Driblab signs partnership agreement

Club Atlético Peñarol and Driblab signs partnership agreement

Driblab and MARCA: ‘Tactical Fouls’ and how to find them with data

In our latest collaboration with MARCA, we tried to discover which teams have a greater tendency to commit tactical fouls in a premeditated way.

Offensive and physical perfomance in second halves: Who attacks and presses more after halftime?

Among other functionalities, statistics serve to contrast, reinforce, or deny the sensations that, as analysts, one may have of a specific reality. It is very likely that our perception, especially in a game as peculiar and random as football, may tell us that a...

The data reflecting Bayern’s evolution

Entre muchos factores que explican sus dudas, ¿era el Bayern un club para Tuchel?¿Era Tuchel el entrenador idóneo para el Bayern?

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en: