A grande evolução do futebol: a distância média de remate (Portuguese)

Category: Team Analysis

O desenvolvimento médio dos tiros é um dos grandes desenvolvimentos do futebol. Analisamos o que aconteceu para tornar possível disparar a uma distância cada vez maior.

Published:19/12/2022

Não há maior desejo de ciência estatística do que ser capaz de explicar algo complexo e duradouro no tempo com uma única imagem. Ser capaz de gerar um impacto imediato com uma visualização que condensa uma história e o(s) seu(s) conceito(s) num segundo. E foi isso que o mundo do basquetebol conseguiu com a sua revolução particular: a regressão gradual e imparável do tiro médio na NBA para além da linha dos 3 pontos, perfeitamente explicada numa única imagem ou gif evolutivo ano após ano, mostrando como o chamado tiro médio se desertou a favor do tiro de três pontos.

The Evolution of the NBA

Esta revolução provou a teoria de que o grau de risco e recompensa, dadas as regras do jogo – em meados dos anos 90, a linha de 3 pontos passou de 7,23m para 6,75m do aro – e a evolução física dos jogadores – qualquer jogador com mais de 2,00m podia sair para disparar de 3 pontos -, mais do que compensava mesmo que a distância de disparo fosse muito maior. Desta forma, as posições médias de tiro de cada época afastavam-se umas das outras, consumando a chamada revolução do espaço ofensivo: qualquer um conseguia disparar e marcar a partir de três, obtendo maiores recompensas do que tentar a partir de meia distancia.

Cada desporto é diferente, com as suas próprias dinâmicas de jogo, regras e desenvolvimentos. No futebol sua teórica revolução começa a ser mensurada à medida que a estatística avançada vai recolhendo dados de um número maior de temporadas e penetrando nos clubes para a análise do jogo. … esses dados e comprovamos que o que concluímos foi confirmado: que aproximar-se da baliza supõe uma recompensa potencial maior do que afastar-se dela, e que isso estava acontecendo em todas as ligas.

Nesta primeira tabela mostramos a distância média de remates a gol de 2014 a 2021 – última estação -, onde podemos ver como os remates a gol se aproximam progresivamente da baliza. A evolução do jogo centrou-se na organização sofisticada de ataques, envolvendo um grande número de jogadores para criar espaços onde a oposição tenta fechá-los. Como podemos ver no gráfico, em cada campeonato a tendência tem sido a de certificar que aproximar-se da baliza é mais rentável.

E o que aconteceu aos tiros de dentro da área? Se olharmos para a percentagem de remates de dentro da área nos últimos três Campeonatos do Mundo, nos dois últimos Campeonatos Europeus e nas últimas cinco edições da Champions League, o resultado é absolutamente esclarecedor. A evolução do jogo tem uma das suas consequências mais marcantes na abordagem ao remate, onde a probabilidade de marcar golos é claramente maior, deixando para trás remates de longo alcance e aumentando a quantidade de passes graças à organização cada vez mais sofisticada das equipas.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Driblab
For Team Analysis we also recommend you:

Jan Oblak, the last great goalkeeper to improve his ball-playing

We look at how Atlético de Madrid and Jan Oblak have changed the way they play, getting the Slovenian more involved and more accurate with his feet.

The new injury time and its impact on the game

How is the new rule related to injury time affecting the new rule? We take a closer look thanks to our database.

Five MLS U-20 talents to watch closely

We uncover five MLS U-20 talents with different potentials to keep a close eye on in the upcoming transfer markets.

Xabi Alonso and his new Leverkusen

We analyse Bayer Leverkusen’s shocking change of style in Xabi Alonso’s second year as the team’s coach.

The importance of own half passes

Passing in one’s own half has become more and more frequent or more and more important. We take a closer look at this trend with facts and ideas.

Huddersfield Town A.F.C and Driblab sign partnership agreement

Huddersfield Town A.F.C and Driblab sign partnership agreement

Fantastic (very young) goalkeepers and where to find them

We go to those places with the greatest capacity to develop goalkeepers of great stature and technical potential to find U21 goalkeepers.

Brighton 23/24: How far away is the Champions League?

Brighton have started the season by far surpassing their own standards of play and doubling in many statistics and metrics the best teams in the Premier League.

SPVGG Greuther Fürth and Driblab signs partnership agreement.

SPVGG Greuther Fürth and Driblab signs partnership agreement.

Left-footed centre-backs for back three

We are looking for left-footed centre-backs with great ball handling, a profile that is increasingly in demand due to the proliferation of back three systems.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en: