As chaves de um Benfica invicto (Portuguese)

Category: Team Analysis

A época do Benfica até agora tem sido perfeita. O seu talento individual e o seu desempenho colectivo têm-nos mantido invictos. Analisamos as chaves e visualizamo-las com dados.

Published:22/12/2022

Ao entrarmos no mês de Janeiro, existem apenas duas equipas nas ligas superiores da Europa que ainda não provaram a derrota. Uma é Paris Saint-Germain, que não perdeu desde 20 de Março contra o Mónaco. O segundo é nada mais nada menos que os líderes do futebol português, o Benfica de Roger Schmidt. O objectivo deste texto é tentar visualizar com dados todas as chaves que levaram os gigantes de Lisboa a liderar a Primeira Liga e ganhar o seu grupo da Liga dos Campeões, precisamente contra os campeões franceses, deixando a Juventus de fora, e comparando o seu desempenho com os grandes clubes europeus.

Considerando que o seu domínio é indiscutível em todas as métricas e situações de jogo dentro da sua própria liga, é interessante comparar o seu desempenho com as grandes equipas que são candidatas a ganhar a Taça Europeia. Desde a chegada de Schmidt, o Benfica é uma equipa perfeitamente equilibrada, apesar de atacar incessantemente. Todas as suas métricas de ataque são as de uma equipa com um ritmo de jogo muito elevado e com indivíduos de alto nível para criar oportunidades assim que se aproximem da caixa.

Em comparação com as outras 15 equipas classificadas para a Liga dos Campeões, com cada clube a actuar na sua própria liga, com a correspondente nuance importante da diferença de nível entre ligas, o Benfica transmite uma série de características como equipa muito próxima da das equipas extremamente ofensivas, tais como o Bayern.

Entre as sete principais ligas europeias, nenhuma equipa gera mais golos esperados por 90 minutos do que o Benfica, que também sofre menos golos por jogo, sendo a segunda equipa com o segundo maior número de recuperações na metade adversária e nos últimos 40 metros do campo. Entre as estatísticas mais significativas está a da progressão da bola no terço final, onde estão muito perto da equipa mais dominante da Europa, o Manchester City. E que, entre outros culpados, tem um principal.

No gráfico seguinte expomos os médios que jogam ao lado dos médios defensivos (MCs) através do cruzamento de duas métricas específicas, passes enviados para a caixa e passes enviados para o terço final. Este é o impacto de um jogador como Enzo Fernandez, um meio-campista que gera e joga como um número ’10’ quando tem a bola, o que acrescenta criatividade e ritmo extra aos bens do Benfica, razão pela qual a posse de bola cai muito menos nos 30 metros finais do campo e podem fazê-lo progredir quase tanto como o Manchester City. Os seus full-backs, Grimaldo e Bah, também desempenham um papel fundamental neste aspecto do jogo.

Uma equipa de Roger Schmidt

Depois do seu tempo na Bundesliga e Eredivisie, quisemos comparar o desempenho desta equipa do Benfica com as equipas do PSV Eindhoven e Bayer Leverkusen que o treinador alemão treinou, para ver como as suas ideias influenciam as suas equipas. Dado o talento à sua disposição e a posição de força e domínio do Benfica ao lado do Porto em Portugal, a produção atacante do Benfica tem sido superior à do Leverkusen e muito semelhante à de uma equipa do PSV também com estatuto de clube dominante nos Países Baixos.

A série invicta do Benfica corrobora o trabalho de Roger Schmidt e o grande talento individual disponível para a equipa com Enzo Fernandez, Florentino Luis, Antonio Silva e Nico Otamendi na defesa ou Gonçalo Ramos a herdar o lugar de Darwin Nunez.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipas; o nosso trabalho centra-se no aconselhamento e minimização de riscos na tomada de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas com a detecção de talentos e avaliação de perfis. A nossa base de dados inclui mais de 200.000 jogadores e mais de 180 competições diferentes, cobrindo informação sobre equipas de todo o mundo. Aqui pode saber mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Alejandro Arroyo
For Team Analysis we also recommend you:

6 players to monitor in newly-promoted sides

On many occasions newly promoted teams are sustained on the basis of one player. This is not always the case, but we have chosen six young players with bags of potential for whom this rule is likely to apply.

Early season team stats leaders: the good and the evil

The season is now underway and with it comes the first consistent statistical samples. We have chosen a new set of metrics to talk about the teams that top both positive and negative metrics.

Kroos for Mbappé: the data that reveals a major change in Ancelotti’s plan

Kroos for Mbappé: the data that reveals a major change in Ancelotti’s plan.

Driblab, nominated for ‘Best Sportstech Startup’ by the World Football Summit Awards 2024

Driblab nominated at the World Football Summit Awards in the category ‘Best Sportstech Startup’

Driblab ELO and Difficulty Ranking: The First Stage of the 2024/25 Champions League

Driblab ELO and Difficulty Ranking: The First Stage of the 2024/25 Champions League

Five players will have a successful career in the Premier League

The 2024-25 Premier League is about to begin. In a Game of Thrones that Manchester City has dominated with great authority, many stories and new talents are gathering in what is currently the best league. We'll have time to collect all the individual and collective...

24/25: 7 potential U23 breakout stars in Central Europe

Football is back, if it ever left. Some countries have their leagues already underway and we have to look at potential breakout seasons from young players. Here our list of 7 players from Central Europe that you’ll have to keep an eye on!

Pep Guardiola’s last Premier League? Here, his two main legacies

Pep Guardiola’s last Premier League? Here, his two main legacies

Repeat the trick: will the Football League’s biggest overperformers do it again?

Goals are all that matter, right? This week we’ve worked to found the strikers who overperformed the most in the Football League so we can assess whether they can continue doing that. Will their non-expected goals help them climb the pyramid?

Bearing the burden: 5 good players on not so good teams

We have been looking for footballers whose last season performances were well above the average level of their own teams, most of which were relegated.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en: