Os laterais mais profundos do futebol brasileiro (Portuguese)

Category: Team Analysis

Utilizámos duas métricas de profundidade para os laterais para encontrar os laterais mais ofensivos no Brasileirao e na Serie B no Brasil.

Published:30/06/2022

O Brasil é talvez o país que os inventou, e é por isso que, como em todas as questões relativas à criatividade e liberdade dos laterais, o Brasil continua sendo a grande academia do futebol mundial. Ali, apesar da penetração das ideias e da organização europeia, o ataque aos laterais mantém a essência herdada do passado, fazendo assim parte da identidade de todos os times.

Imaginemos ser uma equipe brasileira da Série A ou da Série B que precisa saber até onde vão seus laterais, até onde vão e com que frequência. Para isso, o Driblab tem duas métricas muito precisas que medem quantas vezes, com e sem a bola, um jogador pisa nos últimos 35 metros do campo (Progressão Profunda no terceiro final) e os últimos 21 metros do campo (Progressão Profunda).

Esta diferenciação é mais importante do que parece, pois separa situações estáticas e de construção (últimos 35 metros) de outras em que o lateral costuma mudar de ritmo e recebe perto da linha de fundo para cruzar para a caixa e/ou gerar chances de gol (últimos 21 metros). Se um lateral aparece com números muito bons nestas duas métricas, e especialmente em Progressão Profunda (últimos 21 metros), ele indicará sua frequência de ataque e importância dentro do ataque da equipe.

Em termos do Brasileiro 2022, os laterais Atlético Mineiro e Fortaleza são os mais ofensivos do campeonato, sendo o Juninho Capixaba de Fortaleza o lateral que atinge os últimos 21 metros do campo o maior número de vezes por 90 minutos, com 7,3 vezes. Por outro lado, o Egidio de Coritiba é o lateral que mais frequentemente chega aos últimos 35 metros, com quase 30 vezes a cada 90 minutos.

Quando se trata da Série B do Brasil, encontramos muitos laterais profundos, sendo o par do Brusque FC o mais ofensivo em todo o campeonato. O Luquinha de Alagoano é o lateral da Série B que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 21 metros do campo, e também aquele que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 35 metros do campo, com mais de 31 vezes, seguido de perto por Rafael Santos do Cruzeiro.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Driblab
For Team Analysis we also recommend you:

Young center-backs in Argentina: an opportunity to keep a close eye on

“Argentina is producing young center-backs with significant presence and performance. We highlight five that we consider interesting for personalized scouting.”

driblabPRO Release Notes: First Quarter 2024

We have deployed new functionalities and resources that streamline all the work of football professionals. driblabPRO updates and launches the following improvements for its clients and users in the football scouting world:

Málaga CF and Driblab sign a strategic collaboration agreement

Málaga CF and Driblab sign a strategic collaboration agreement

Balkan U-20 talent not to be missed

Balkan U-20 talent not to be missed

No one misses more clear chances than… Erling Haaland.

It's no coincidence that the players who miss the clearest chances are often the ones who score the most goals. It makes sense because their teams allow them to face higher-value chances more frequently, and therefore easier to convert. But this 2023-24 season is...

Driblab continues its business growth with the arrival of new key members

Driblab continues its growth with the arrival of new profiles

Club Atlético Peñarol and Driblab signs partnership agreement

Club Atlético Peñarol and Driblab signs partnership agreement

Driblab and MARCA: ‘Tactical Fouls’ and how to find them with data

In our latest collaboration with MARCA, we tried to discover which teams have a greater tendency to commit tactical fouls in a premeditated way.

Offensive and physical perfomance in second halves: Who attacks and presses more after halftime?

Among other functionalities, statistics serve to contrast, reinforce, or deny the sensations that, as analysts, one may have of a specific reality. It is very likely that our perception, especially in a game as peculiar and random as football, may tell us that a...

The data reflecting Bayern’s evolution

Entre muchos factores que explican sus dudas, ¿era el Bayern un club para Tuchel?¿Era Tuchel el entrenador idóneo para el Bayern?

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en: