Os laterais mais profundos do futebol brasileiro (Portuguese)

Category: Team Analysis

Utilizámos duas métricas de profundidade para os laterais para encontrar os laterais mais ofensivos no Brasileirao e na Serie B no Brasil.

Published:30/06/2022

O Brasil é talvez o país que os inventou, e é por isso que, como em todas as questões relativas à criatividade e liberdade dos laterais, o Brasil continua sendo a grande academia do futebol mundial. Ali, apesar da penetração das ideias e da organização europeia, o ataque aos laterais mantém a essência herdada do passado, fazendo assim parte da identidade de todos os times.

Imaginemos ser uma equipe brasileira da Série A ou da Série B que precisa saber até onde vão seus laterais, até onde vão e com que frequência. Para isso, o Driblab tem duas métricas muito precisas que medem quantas vezes, com e sem a bola, um jogador pisa nos últimos 35 metros do campo (Progressão Profunda no terceiro final) e os últimos 21 metros do campo (Progressão Profunda).

Esta diferenciação é mais importante do que parece, pois separa situações estáticas e de construção (últimos 35 metros) de outras em que o lateral costuma mudar de ritmo e recebe perto da linha de fundo para cruzar para a caixa e/ou gerar chances de gol (últimos 21 metros). Se um lateral aparece com números muito bons nestas duas métricas, e especialmente em Progressão Profunda (últimos 21 metros), ele indicará sua frequência de ataque e importância dentro do ataque da equipe.

Em termos do Brasileiro 2022, os laterais Atlético Mineiro e Fortaleza são os mais ofensivos do campeonato, sendo o Juninho Capixaba de Fortaleza o lateral que atinge os últimos 21 metros do campo o maior número de vezes por 90 minutos, com 7,3 vezes. Por outro lado, o Egidio de Coritiba é o lateral que mais frequentemente chega aos últimos 35 metros, com quase 30 vezes a cada 90 minutos.

Quando se trata da Série B do Brasil, encontramos muitos laterais profundos, sendo o par do Brusque FC o mais ofensivo em todo o campeonato. O Luquinha de Alagoano é o lateral da Série B que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 21 metros do campo, e também aquele que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 35 metros do campo, com mais de 31 vezes, seguido de perto por Rafael Santos do Cruzeiro.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Driblab
For Team Analysis we also recommend you:

Who can replace Ruslan Malinosvkyi?

Ruslan Malinovskyi could leave Atalanta next summer. With a hypothetical exit in mind, we look at five players who could replace him.

The great evolution of football: the average shot distance

There is no greater desire for statistical science than to be able to explain something complex and long-lasting in time with a single image. To be able to generate an immediate impact with a visualisation that condenses a story and its concept(s) in a second. And...

Directness: how direct each team is with their passes

We explain how our ‘Verticality’ metric works and visualise the data with the Qatar 2022 World Cup.

Qatar 2022: La Gazzetta dello Sport collabora con Driblab (Italian)

In occasione della Coppa del Mondo in Qatar, Driblab non solo fornisce supporto statistico e di consulenza a tutti i suoi clienti, ma collabora anche con i principali media per far prendere sempre più coscienza delle statistiche avanzate attraverso progetti di ampio...

Il protagonista inatteso dei Mondiali in Qatar (Italian)

Il protagonista dei Mondiali del Qatar 2022 potrebbe essere lo stesso dei Mondiali di Russia 2018. I dati riflettono il suo dominio nelle competizioni internazionali.

Cercasi sostituto per Ruslan Malinovskyi (Italian)

Ruslan Malinovskyi potrebbe lasciare l’Atalanta la prossima estate. In vista di un’ipotetica uscita di scena, analizziamo cinque giocatori che potrebbero sostituirlo.

The unexpected protagonist of the Qatar World Cup

The protagonist of the Qatar 2022 World Cup could be the same as in the Russia 2018 World Cup. The data has been reflecting its dominance in international competitions.

Qatar 2022: style metrics of the 32 national teams

We selected eight style metrics to learn more about the 32 teams at the Qatar 2022 World Cup.

The data that explain Luis Enrique’s Spain

We analyze how Luis Enrique’s Spain is coming into the World Cup and how the data shows its strengths and weaknesses.

The most offensive fullbacks in La Liga

We discover the most offensive fullbacks in La Liga and those who cover the most meters with carries, two metrics to measure the most important fullbacks in La Liga.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en:


Talk to our speciali