Portugal 2019-2022: análise do mercado de transferências (Portuguese)

Category: Transfer market

Analisamos o mercado de transferências de Portugal nas suas últimas seis mercados (2019-2022): valor médio, destino dos jogadores ou transferências mais caras.

Published:30/06/2022

Na sequência da nossa análise dos mercados francês e da CONMEBOL, nós, no Driblab, propusemo-nos analisar o desempenho do mercado de transferências da Liga BWIN nos seus últimos seis mercados de transferências (esta análise não inclui o mercado de Verão de 2022 que acaba de começar).

Referida como a sexta maior liga da Europa, a Liga Portuguesa tem sido, principalmente nos últimos 20 anos, um dos mercados mais interessantes para grandes clubes e ligas fortes e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de financiamento para os modelos desportivos dos clubes portugueses, capazes de tornar cada investimento rentável numa base regular. Graças à nossa extensa base de dados, não só relacionada com o desempenho mas também com a análise do mercado, aprenderemos mais sobre as particularidades do futebol português.

Esta análise é apenas uma pequena parte de toda a informação que podemos oferecer sobre o mercado sul-americano. Não hesite em contactar-nos para mais informações.

Na nossa base de dados contamos todas as operações (vendas, transferências e jogadores livres) realizadas desde o Verão de 2019 até ao mercado de Inverno de 2022.

  • Nesse período, foram contabilizadas 757 operações, das quais 48% foram realizadas em Portugal (Primeira e Segunda Divisão).
  • Entretanto, 36% foram feitos em território da UEFA.

No entanto, quando excluímos transferências e jogadores libertados do contrato, filtrando e seleccionando apenas as operações monetárias (apenas 120 das 757 operações tinham valor económico), com valor económico na transferência, encontramos a seguinte tabela:

  • 55,8% das vendas monetárias foram para a Europa, com 31,7% das mesmas a irem para as cinco grandes ligas europeias (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1).
  • 22,5% das transacções com valor económico foram realizadas em Portugal.

    Quanto ao valor das vendas, separámos as transferências por intervalos de valores.
  • Das 120 vendas com valor económico, 23 transacções foram por 10 milhões de euros ou mais.
  • Destes, 12 vendas foram por mais de 20 milhões de euros, um montante muito elevado tendo em conta que estamos apenas a falar dos últimos seis mercados.

Igualmente interessante é a idade em que os jogadores são transferidos. O futebol português é caracterizado por academias e equipas de escuteiros extraordinárias, e a grande explosão do futebol português a nível federativo significa que os jovens talentos são altamente valorizados pelas grandes ligas europeias ou por aqueles com capacidade de investimento.

  • Como se pode ver aqui, quase 38% das transferências são de jogadores com menos de 23 anos de idade.

Entre todas as transferências mencionadas, como já mencionámos, 12 destas vendas foram por mais de 20 milhões, com João Félix como a venda mais cara, a 127 milhões de euros.

  • No total, o futebol português movimentou 608 milhões de euros nos últimos seis mercados de transferências.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Autor: Alejandro Arroyo
For Transfer market we also recommend you:

Portugal: 2019-2022 transfer market analysis

We analyse Portugal’s transfer market in its last six windows (2019-2022): average value, destination of players or most expensive transfers.

Calciomercato: ‘La Gazzetta dello Sport’ si rivolge a Driblab (Italian)

Il prestigioso giornale sportivo italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ si rivolge a Driblba per la campagna acquisti del Milan.

Transfer market: ‘La Gazzetta dello Sport’ consults Driblab

The prestigious Italian media ‘La Gazzetta dello Sport’ consults Driblab for Milan’s transfer market.

‘Market value’: the next stars in Argentine football

We uncover the five most special talents in Argentina’s Primera and note several U-20 names from Primera B who are ready to try their luck in Primera.

‘Football signings’: how to evaluate a striker when he does not score goals

How do you evaluate a striker when he doesn’t score goals? We developed a radar to find the strikers who help the team build play and improve in attack.

‘Transfer market’: alla ricerca di un sostituto per Alessandro Bastoni (Italian)

Alessandro Bastoni potrebbe essere il sacrificato dell’Inter per la prossima finestra di mercato. Trovare un sostituto non sarà facile, ma Driblab ha trovato alcuni candidati molto interessanti.

‘Player Transfers’: Erling Haaland in Guardiola’s team

How will Erling Braut Haaland fit in at Manchester City? We expose possible pros and cons using data.

Driblab

Información corporativa

Somos una empresa con sede en Madrid fundada en 2017 por Salvador Carmona y Cristian Coré Ramiro. Desde nuestros inicios nuestro trabajo se ha centrado en el análisis estadístico de datos para ayudar a los clubes en la planificación deportiva. Somos una consultora big data que ofrece servicios personalizados para cada cliente y defiende un modelo de gestión mixto y una comunicación constante para acompañar el día a día de las instituciones. Nuestro punto fuerte es la más amplia cobertura disponible en número de torneos profesionales y juveniles. Para más detalles, póngase en contacto con nosotros.

Colaboramos con:

           

Hemos aparecido en:


Talk to our speciali